Olá pessoal! Só pedindo desculpas pelo atraso. Mais aí temos mais um Blogando Cinema com Fernando Ananias.
Sinceramente, não esperava grande coisa de um filme sobre a história da criação do Facebook. Imaginava aqueles filmes chatos onde tudo é muito amplo e os personagens não são valorizados e tudo o que importa são as negociações e os diálogos são cheios de termos técnicos de internet e blá, blá, blá... Mas isso era porque eu não sabia nada sobre a história e, agora, acho que é até que foi melhor desse jeito, porque a história é ótima e fica melhor sem spoilers.
O longa é repleto de diálogos rápidos, edição dinâmica e idas e vindas no tempo. Toda essa agilidade faz o filme ser um dos melhores a retratar nossa época, tempos cada vez mais tomados pelo poder da Internet.
Tem sim momentos em que há diálogos sobre acordos financeiros e todo mundo falando internetês, mas tudo é muito bem encaixado – graças ao ótimo trabalho da edição – e não fica cansativo. Exceto a cena inicial, que sufoca a platéia com tanta informação em tanta velocidade que beira a exaustão.
David Fincher é um dos meus diretores favoritos, já vi quase todos os seus filmes, e em A Rede Social ele não decepciona, imprimindo seu estilo e conduzindo com muita segurança um filme que é bem diferente do resto de sua filmografia.
Destaque vai para a atuação de Jesse Eisemberg como o jovem bilionário Mark Zuckerberg, criador do Facebook. A fala rápida e a mudança extremamente sutil de humor foram algumas das armas que Jesse usou, e com bastante eficácia, diga-se de passagem. Nunca dá para adivinhar o que o personagem está pensando.
Justin Timberlake, interpretando Sean Parker, não faz feio e surpreende no papel.
Com oito indicações da Academia, incluindo melhor filme, A Rede Social faz um excelente retrato da nossa geração e, com a força de seu tema, é um dos candidatos mais cotados a levar a estatueta e será muito merecedor se o conseguir. Ressaltando que Cisne Negro é meu favorito e que O discurso do rei provavelmente ganhará, devido às suas características se encaixarem melhor com o perfil dos jurados. Anyway...
É isso, e até Quinta-feira com os comentários sobre a cerimônia do Oscar.
Por: Fernando Ananias
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!