Pular para o conteúdo principal

Estante Jornalismo - Deu no New York Times


O Brasil segundo a ótica de um repórter do jornal mais influente do mundo

É a primeira vez que trago um livro de não-ficção aqui, na verdade não leio muito esse tipo de livro e também não procuro. Contudo, esse livro me chamou a atenção, com certeza não escolhi pela capa, simples e sem imagens, mas pela proposta que já vem impressa nela. Enquanto lia este livro, percebi o quão desenformado eu estava. O autor do livro, o jornalista Larry Rohter, é um profissional extremamente conhecido pela política e pelo jornalismo brasileiros, mas eu nunca havia ouvido falar sobre ele.

Larry é americano, mas viveu anos no Brasil e conheceu bem, na pele, como o povo brasileiro vive e atura as situações muitas vezes provocadas pelo governo. Ele era correspondente do grande jornal New York Times e trabalhou em outros países também.

O livro é dividido em cinco partes: Cultura; Sociedade; Política; Amazônia e Ciência/Economia. Em cada parte o Jornalista conta as reportagens e as descobertas que fez, seus conflitos com os políticos brasileiros e suas impressões sobre o real Brasil. Larry conta os autos e baixos do Brasil no meio nacional e internacional, apresenta muitas críticas e falhas do povo brasileiro em questão ao estrangeiro, mas também há elogios e admirações.

Aviso antes de mais nada que será ridículo e, provavelmente, hipócrita aquele que achar que um jornalista estrangeiro não tem nada que se meter no que não lhe pertence. Tudo que é dito nesse livro é totalmente verdade e compreensível, Larry Rohter desvenda fatos que ficaram escondidos do povo brasileiro, assuntos que foram abafados ou minimizados, rebatidos sempre com zombarias ou ameaças.

Tudo é muito interessante, a visão do jornalista é essencial para saber dos olhares externos sobre nossa sociedade. Larry fala da ditadura, na identidade cultural, da importância da música para a construção de nossa história e da falta de percepção que grande parte dos brasileiros não tem. Acordos políticos, relações internacionais, avanços em pesquisa, tecnologia e ciência, corrupção e desastres são assuntos que enchem essa proveitosa leitura.

Você conhecerá um Lula que jamais saberia que existia, que chegou a usar a ditadura como forma de se impor. Verá a importância e influência dos padrões de beleza no desenvolvimento de nossa sociedade, a ainda existência do machismo no esporte e a hegemonia do futebol. Práticas ilegais na Amazônia, egoísmo e egocentrismo brasileiro e como o PT afetou a imagem e disposição desse nosso grande país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr