Pular para o conteúdo principal

Wrestling Time: O que ser pro-wrestling??


Hello, everyone! Aqui quem vos escreve sou eu, Karlor e esse é o Wrestling Time, coluna na qual o foco principal será o Pro-wrestling. Daí vocês perguntam: o que ser isso, criatura abençoada? E eu respondo: Pro-wrestling nada mais é do que um estilo de “luta” que mescla encenação (é isso mesmo! encenação! tipo teatro, novela, filmes...) com wrestling de verdade (wrestling é um estilo de arte marcial que usa técnicas de agarramento, arremesso, chaves, pinos e luta corpo a corpo em pé ou no solo; a luta greco-romana é um tipo de wrestling). É um esporte de puro entretenimento. Os “lutadores” ou performers fazem movimentos coreografados de modo realista a parecer uma luta real. Nas matches (lutas) o resultado é geralmente predefinido e nas maiores empresas do ramo, sempre há storylines envolvendo lutadores que podem estar num papel de vilão (heel) ou mocinho (babyface ou somente baby). Bom, esse é o básico do básico. E como esse post é dedicado a dar uma explicada no que seria o Pro-wrestling, vamos lá!

Para entender melhor o Pro-wrestling e o motivo de esse tipo de entretenimento ter milhões de fãs pelo mundo, vamos dar uma passada no, digamos, interior da coisa toda. Vamos saber, nesse e em outros posts, do que se trata esse tipo de esporte, porque muitas pessoas o adoram e faremos alguns comentários sobre os principais acontecimentos do pro-wrestling atual.



ring da WWE


Para começar, o ringue é geralmente quadrado feito de um revestimento que absorve impactos para não machucar muito os competidores. Ele é rodeado por três cordas, umas sobre as outras, e quatro postes num estilo parecido com os ringues de boxe. A empresa TNA (Total Nonstop Action)  faz uso de ringues diferenciados. Debaixo deles geralmente há objetos que podem ser utilizados para atacar os adversários como cadeiras de metal, latas de lixo, violões, mesas, escadas e até mesmo aspiradores de pó, extintores de incêndio e grandes martelos. Existem alguns termos próprios desse esporte como match, pinfall, submission, dq (desqualification), botch entre outros. Partiremos explicando as matches e seus termos.

Bom, uma match (em português luta) é uma luta (não me diga!! daahhh!!), um embate entre os competidores. Elas podem ser entre dois ou mais lutadores. Quando é apenas entre dois, chamamos de single match. Quando é entre três, triple threat match ou triangle match. Quando é entre quatro, sem equipes, fatal-4-way match. Quando há formação de equipes com números equiparados (2X2, 3X3. 4X4 e assim por diante), chamamos de Tag Team Match. Também podem ocorrer triple threat ou fatal-4-way matches com equipes. Quando há equipes com números não equiparados (3X2, 4X2, 4X3, etc.) ou até mesmo dois contra um, chamamos de Handicap Match.


The Big Show em um pinfall

Numa luta podemos ter vários modos de definir o vencedor, porém os mais comuns são o falls que podem ser dados por pinfall ou submission. O pinfall acontece quando um competidor consegue manter os dois ombros do adversário imóveis no chão do ringue por uma contagem de 3 (que não são necessariamente 3 segundos!!). Uma submission (submissão em português) acontece quando um lutador executa um movimento capaz de fazer o adversário desistir da luta. Esses dois métodos podem ser geralmente impedidos quando o lutador que está em desvantagem consegue tocar na mais baixa das três cordas do ringue. Essas duas formas só valem dentro do ringue ou quando regras específicas dizem o contrário.

AJ Lee aplicando seu golpe de submissão, The Black Widow

Um outro método para encerrar a luta e definir o vencedor é por meio de DQ ou desqualification (desqualificação em português). Isso ocorre quando, dentro das regras estipuladas para aquela luta, um competidor atinge o outro com um golpe não permitido ou com algum objeto proibido ou se algum lutador não envolvido na luta ataca um dos envolvidos legais, fazendo com que o atingido vença. Há também o count out, que é quando um dos competidores fica fora do ringue mais tempo do que uma certa contagem. Há também o conhecido KO ou knock out (nocaute em português), que é quando o oponente fica impossibilitado de se levantar em um período específico de tempo ou quando um dos competidores não está mais apto a lutar ou por ter perdido a consciência ou por qualquer outro motivo.

Um chair shot

Como eu já disse, as lutas são como coreografias. Todos os golpes não são tão reais quanto parecem ser, pois são previamente ensaiados (e por previamente entendam há anos!!). Quando um lutador erra num golpe (erra na coreografia, mas o golpe acerta de verdade!!), ele faz um botch. Um botch é extremamente perigoso, pois pode fazer com que toda a “realidade” da luta seja quebrada e pode até fazer com que um golpe acerte de verdade, o que pode ocasionar fraturas muuuuuiito graves.

Bom, no pro-wrestling moderno, lutam tanto homens quanto mulheres, chegando a ocorrer lutas de homens versus mulheres. A empresa que atualmente rege o mundo do wrestling profissional é a norte-americana WWE (World Wrestling Entertainment), seguida pela também norte-americana TNA (Total Nonstop Action), que apesar de conseguir contratar grandes estrelas da WWE, não chega a fazer grande concorrência. No passado tivemos mega empresas, algumas das maiores eram, além da WWE que se chamava WWF (World Wrestling Federation), a WCW (World Championship Wrestling) a ECW (Extreme Championship Wrestling). Essas duas foram literalmente devoradas pela WWE. Elas eram realmente concorrência!! Falaremos delas em outros posts. Existem também empresas mexicanas e japonesas bem famosas. No Brasil, temos a BWF (Brazilian Wrestling Federation) e não me perguntem por que diabos o nome é em inglês e não em português!!

Beth Phoenix (de preto) e Natalya (de rosa) sendo declaradas vencedoras após uma Tag Team Tables Match

As matches televisionadas são divididas, no caso da WWE (a TNA não adota esse tipo de divisão), em brands. A mais famosa e mais antiga é o RAW que é exibido ao vivo toda segunda-feira por um canal fechado norte-americano sob o nome de Monday Night RAW. Há também o SmackDown que é exibido toda sexta-feira sob o nome de Friday Night SmackDown. Cada brand possui seus lutadores e seus títulos, o que não impede as frequentes interações entre ambas. Quando a WWE adquiriu a ECW, esta última passou a ser uma brand, o que deixava a empresa com três brands. Quando eu comecei a acompanhar pro-wrestling, a empresa estava nessa fase. Era tão empolgante ver as lutas da ECW!!

Nos meus posts, terei como base a WWE. Se eu for tomar outra base, estará especificado no post. Porque a WWE? Por ela ser a maior de todas e possuir as estruturas mais completas e firmes. No próximo post, tratarei dos tipos de lutas e suas regras. Mais para frente, falarei dos PPVs (pay-per-views). Enfim, espero que esse post tenha servido para esclarecer algumas dúvidas sobre o pro-wrestling e que tenha feito alguém começar a assistir. Eu amo muito o wrestling profissional e ainda estou a procura de uma academia para treinar (se alguém souber uma que aceite novatos...) e, quem sabe, trabalhar na WWE num futuro... nunca deixo de sonhar!! Até a próxima e fiquem ai com duas lutas que eu considero históricas: a primeira é uma triple threat pelo World Heavyweight Championship e a segunda é uma 6-man Hell in a cell match com seis lendas. Um cheiro!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def