Como vamos, galera? Sei que já faz bastante tempo, mas eu deixei avisado que poderia sumir hehe. Como estou de férias, decidi voltar temporariamente a escrever pro blog. E pra marcar a volta vou falar de um aplicativo que está fazendo sucesso no Brasil e que inclusive eu já estou usando e aprovando: Spotify.
O Spotify é um player de músicas gratuito que chegou recentemente ao Brasil. Foi feito todo um suspense e muitas propagandas antes de ser liberado para todo mundo. Sua entrada na internet brasileira foi parecido com os sites The Capitol e Pottermore, onde apenas alguns usuários ganhavam convites e parte destes recebiam o direito de convidar outros. Bem, eu não fui um desses e fiquei chupando dedo até o dia em que a liberação foi total.
O lema do Spotify é "Música para todos (Music for everyone)" e um dos seus objetivos é diminuir a pirataria, pois, com conexão à internet, você pode ouvir qualquer música que quiser sem pagar e a qualquer momento. Além de disponível via web, você pode baixar o aplicativo para seu computador, Iphone e celulares com Android.
Minha ideia não é de fazer um guia de instalação nem ficar explicando parte por parte de como funciona o aplicativo. Vou apenas destacar algumas coisas legais.
Cada artista tem sua própria página, basta procurar no buscador e acessá-la. As músicas vem separadas pelos discos lançados e, quando houver, vem a sessão de singles e remixes, além de um Top 10 no topo. O que eu achei muito legal é que tem páginas de artistas e bandas que já encerraram suas atividades, como Los Hermanos e Engenheiros do Hawaii.
Uma coisa muito interessante é a sessão Discover, onde o Spotify te sugere outros artistas que você não segue baseando-se nas músicas ou nos artistas ouvidos por você recentemente. Alguns deles são conhecidos teus, mas você sempre encontrará artistas novos, pouco conhecidos e "pedindo" sua atenção.
Mas nem tudo é às mil maravilhas, como sempre. O aplicativo gratuito precisa de patrocínio pra funcionar, logo você é sempre atacado por propagandas. Além dos banners, eventualmente entre o intervalo de uma música e outra você ouvirá uma propaganda. Ela pode ser do próprio Spotify, oferecendo serviços, pode ser uma chamada para curtir alguma música nova ou propaganda comercial, como da Axe.
Outra parada um pouco chata é a de haver caso de alguns artistas não disponibilizarem um álbum ou de não permitirem a reprodução de alguma faixa. Por exemplo, o Acústico Mtv dos Engenheiros do Hawaii não está incluído na página deles e a Beyoncé não liberou todas as músicas de sua última produção.
Sinceramente, eu adorei o aplicativo. Por enquanto não me aventurei por todas as suas funções, ainda estou atualizando minha página de Artistas seguidos. Quero montar uma grande biblioteca pra depois só curtir. Nunca mais precisei ficar baixando músicas e estou muito bem assim. É claro que as músicas que foram lançadas recentemente não chegarão com tanta rapidez no Spotify, a não ser que o artista libere.
Estação Livre: Aperte o Play!!!
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!