Pular para o conteúdo principal

Estante Notícias - As Capitais do Livro


Capitais do Livro
Erevan e Bangkok: cidades mundiais do livro em 2012 e 2013

Todos os anos, desde 2001, a UNESCO concede a uma cidade o prêmio de Capital Internacional do Livro, que demonstra a importância dessa cidade no cenário da literatura. A nomeação representa uma grande responsabilidade e motivo de orgulho para os cidadãos, pois mostra o peso que a leitura tem na construção da cidadania e da imagem de um lugar.  Além de tudo isso, a premiação é motivo de festa, porque as livrarias serão palco de encontros, eventos e feiras literárias.

O prêmio já passou por cidades de quase todos os continentes, na Europa temos Madrid, Antuérpia, Turim, Amsterdã e Liubliana, na América temos Montreal, Bogotá e Buenos Aires. Na Ásia as escolhidas foram Nova Deli e Beirute e na África temos somente Alexandria. No ano de 2010 a capital eslovena, Liubliana, foi agraciada com o destaque merecidamente, lançando por volta de 4 mil volumes por ano. Em 2011, Buenos Aires foi a segunda cidade sul-americana a ser escolhida, com suas famosas livrarias e seu estilo europeu.


Na disputa para decidir qual cidade seria escolhida como Capital Mundial do Livro 2011 Buenos Aires competia com outras seis cidades, porém nenhuma brasileira. A cidade argentina é conhecida como uma das cidades que mais lê, os argentinos estão muito à frente dos brasileiros em questão de leitura, ainda um problema no Brasil.


Na programação anual esse ano os ávidos leitores e apaixonados por literatura invadiram grandes espaços portenhos como as livrarias Ateneo Grand Splendid e Livraria de Ávila, a primeira da cidade. Para leituras sobre arte a recomendada é a Cobra Livros, para livros antigos e usados uma das melhores é a Epifania.


O tempo de capital mundial de Buenos Aires seguiu de acordo com o período instituído pela UNESCO, marcado pelo Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em 23 de Abril.  A organização já escolheu e anunciou as futuras cidades para os anos de 2012 e 2013: Erevan (Armênia) e Bangkok (Tailândia).


Erevan, capital armênia, possui a universidade mais importante do país, a Universidade Estadual de Erevan, um grande número de bibliotecas públicas, museus e teatros, além de um importante destaque industrial para a Armênia. Enquanto isso Bangkok é um grande centro turístico, apesar de chamada caótica a cidade possui vários templos budistas e foi nomeada para 2013 devido ao esforço do governo tailandês em disseminar a leitura entre seus cidadãos. Hoje o tailandês lê em média 5 livros por ano e a meta é chegar entre 10 e 20.


Talvez isso mostre alguma coisa para o governo brasileiro e sirva de motivação para que a educação e a leitura ganhem mais importância no Brasil. Países como Egito, Tailândia, Índia e Colômbia não são exemplos de nações ricas nem estavelmente econômicas, mas não medem esforços para mudar sua situação. O prêmio da UNESCO é apenas um agrado ou um reconhecimento da organização para com esses países e suas cidades pelo trabalho que vêm realizando. Vendo isso é fácil dizer que nós temos muito que caminhar para chegar pelo menos no grupo de candidatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

Wrestling Time: O que ser pro-wrestling??

Hello, everyone! Aqui quem vos escreve sou eu, Karlor e esse é o Wrestling Time , coluna na qual o foco principal será o Pro-wrestling . Daí vocês perguntam: o que ser isso, criatura abençoada? E eu respondo: Pro-wrestling nada mais é do que um estilo de “luta” que mescla encenação (é isso mesmo! encenação! tipo teatro, novela, filmes...) com wrestling de verdade (wrestling é um estilo de arte marcial que usa técnicas de agarramento, arremesso, chaves, pinos e luta corpo a corpo em pé ou no solo; a luta greco-romana é um tipo de wrestling). É um esporte de puro entretenimento. Os “lutadores” ou performers fazem movimentos coreografados de modo realista a parecer uma luta real. Nas matches (lutas) o resultado é geralmente predefinido e nas maiores empresas do ramo, sempre há storylines envolvendo lutadores que podem estar num papel de vilão (heel) ou mocinho (babyface ou somente baby). Bom, esse é o básico do básico. E como esse post é dedicado a dar uma explicada no que seria o P