Pular para o conteúdo principal

Blogando Cinema - Cisne Negro

Com a proximidade do Oscar, nada mais apropriado do que falar deste que é um dos meus filmes favoritos para a premiação.

Cisne Negro é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpretada por Mila Kunis. O filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.

O mais novo filme de Darren Aronofsky – diretor de Réquiem para um sonho e O lutador – é um acerto em todos os aspectos. Além de toda a questão técnica e artística ser excelente, o filme, como bom suspense, consegue cativar a platéia e, até agora, tem obtido bons números de bilheteria.
A começar pela escalação do elenco. Todos estão muito confortáveis em seus papeis e há espaço para que cada personagem mostre sua importância.

Vincent Cassel, na pele do professor de balé, está pra lá de convincente em seu personagem e tem uma ótima dinâmica com Natalie Portman.
Barbara Herhey, como a mãe da protagonista, provoca arrepios e conduz com maestria a faceta sombria e doentia de seu personagem.
Winona Rider, no papel de uma bailarina em fim de carreira, encarna a amargura em pessoa e marca presença, com uma atuação segura.
Mila Kunis, interpretando a rival de Portman, captura a câmera logo em sua primeira aparição, repleta de naturalidade e sex-appeal.
E Natalie Portman é a espinha dorsal do filme, a atriz está absolutamente entregue ao seu personagem, passando pelos momentos mais exigentes sem exagerar ou sair do tom como alguns fariam. Absolutamente fantástica. É o papel mais importante de toda a sua carreira. Já ganhou o Globo de ouro e o SAG Awards, se não levar o Oscar eu não sei de mais nada.
O roteiro foge do convencional, trazendo uma história perturbadora, recheada de cenas fortes e altíssima tensão – proporcionada pela acertada trilha sonora - que sacodem o público e o prendem até os créditos subirem. A direção é muito segura ao recorrer a câmera na mão apenas em momentos pontuais, fazendo o filme ganhar um ritmo frenético ensandecido em alguns momentos e, em outros ser lento e contemplativo. É uma viagem visceral na mente humana, dá algumas voltas radicais, adentra profundamente na psique da protagonista, mas não se perde no meio do caminho e se encerra em pleno êxtase.

Cisne Negro é um deleite para todos que gostam de suspenses psicológicos da melhor qualidade.  Perfeição é uma palavra que ganhará significados mais amplos quando você assistir a essa obra-prima do século XXI.

Vale conferir os cartazes de divulgação do filme, extremamente criativos e visualmente impactantes.

Por: Fernando Ananias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr