Pular para o conteúdo principal

Estante - Os Homens que não Amavam as Mulheres / The Girl with the Dragon Tattoo

O autor sueco Stieg Larsson foi o melhor escritor de livros policias que eu já conheci. Larsson escreveu a trilogia policial Millennium, que mostra a vida de dois protagonistas se cruzando em meio a investigações sobre políticos e empresários corruptos, e organizações criminosas.

Mikael Blomkvist é um jornalista quarentão metido a detetive que se mete numa armadilha ao denunciar um empresário supostamente recheado de ilegalidades, mas o jornalista da Millennium descobre que suas pistas eram falsas ou alteradas e é sentenciado culpado, por calúnia. Do outro lado da história temos Lisbeth Salander, uma mulher baixa, magra e de estilo gótico, petulante e bastante anti-social que trabalha para a Milton Security teoricamente como uma mera secretária, mas na verdade ela é uma das melhores investigadoras da companhia, nunca revelando qual meio fantástico ela usa para descobrir tudo sobre quem quer que seja. Além disso, Lisbeth Salander tem um passado obscuro que se arrasta por toda a sua vida e que vai sendo desvendado ao longo da história.

A vida deles dois se cruza pela primeira vez quando Lisbeth recebe o trabalho de pesquisar sobre Mikael e descobrir se ele realmente falava a verdade sobre o tal empresário ou se ele é apenas um jornalista charlatão e sensacionalista, e se surpreende com os resultados.

Talvez você se pergunte se por acaso a trama trata de Lisbeth Salander descobrir quem é o empresário, chamado Wennerströn, e assim ela liberta Mikael da prisão ou qualquer coisa que os relacione com o cara. Na verdade essa não é a trama da história, o verdadeiro enredo roda sobre a grande família Vanger.

Harriet Vanger era uma adolescente que sumiu subitamente num dia de confraternização familiar num dia que nada facilitaria o seu desaparecimento e, desde então, por volta de quarenta anos depois, sem um resultado definido sobre o desaparecimento de Harriet, seu avô, Henrik Vanger, ainda quer respostas e crê que sua neta tenha sido assassinada. Henrik contrata Mikael antes de ele cumprir sua pena para descobrir o que puder sobre sua neta, e faz um acordo de contribuição à revista Millennium em troca dos serviços.

Mikael Blomkvist se vê em meio a uma família enlaçada por rancores e desconfianças e nota que alguns Vanger não querem sua presença na cidade, alguns o querem morto. Mas tudo começa a se desenrolar com a ajuda de Lisbeth no caso, e os dois desenterram os segredos mais sórdidos sobre a família Vanger.
Walter Pereira

Revisão: 29/03/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr