O autor sueco Stieg Larsson foi o melhor escritor de livros policias que eu já conheci. Larsson escreveu a trilogia policial Millennium, que mostra a vida de dois protagonistas se cruzando em meio a investigações sobre políticos e empresários corruptos, e organizações criminosas.
Mikael Blomkvist é um jornalista quarentão metido a detetive que se mete numa armadilha ao denunciar um empresário supostamente recheado de ilegalidades, mas o jornalista da Millennium descobre que suas pistas eram falsas ou alteradas e é sentenciado culpado, por calúnia. Do outro lado da história temos Lisbeth Salander, uma mulher baixa, magra e de estilo gótico, petulante e bastante anti-social que trabalha para a Milton Security teoricamente como uma mera secretária, mas na verdade ela é uma das melhores investigadoras da companhia, nunca revelando qual meio fantástico ela usa para descobrir tudo sobre quem quer que seja. Além disso, Lisbeth Salander tem um passado obscuro que se arrasta por toda a sua vida e que vai sendo desvendado ao longo da história.
A vida deles dois se cruza pela primeira vez quando Lisbeth recebe o trabalho de pesquisar sobre Mikael e descobrir se ele realmente falava a verdade sobre o tal empresário ou se ele é apenas um jornalista charlatão e sensacionalista, e se surpreende com os resultados.
Talvez você se pergunte se por acaso a trama trata de Lisbeth Salander descobrir quem é o empresário, chamado Wennerströn, e assim ela liberta Mikael da prisão ou qualquer coisa que os relacione com o cara. Na verdade essa não é a trama da história, o verdadeiro enredo roda sobre a grande família Vanger.
Harriet Vanger era uma adolescente que sumiu subitamente num dia de confraternização familiar num dia que nada facilitaria o seu desaparecimento e, desde então, por volta de quarenta anos depois, sem um resultado definido sobre o desaparecimento de Harriet, seu avô, Henrik Vanger, ainda quer respostas e crê que sua neta tenha sido assassinada. Henrik contrata Mikael antes de ele cumprir sua pena para descobrir o que puder sobre sua neta, e faz um acordo de contribuição à revista Millennium em troca dos serviços.
Mikael Blomkvist se vê em meio a uma família enlaçada por rancores e desconfianças e nota que alguns Vanger não querem sua presença na cidade, alguns o querem morto. Mas tudo começa a se desenrolar com a ajuda de Lisbeth no caso, e os dois desenterram os segredos mais sórdidos sobre a família Vanger.
Walter Pereira
Revisão: 29/03/2016
Revisão: 29/03/2016
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!