Pular para o conteúdo principal

Arquivo-M - Especial Universos Marvel e DC




Mutação é algo difícil de explicar, biologicamente todos os seres humanos são mutantes, senão todos seriam iguais... O problema é a sociedade considerar isso. As pessoas tem medo daquilo que foge ao limite dos padrões em que habita, daquilo que antes considerava impossível de existir. Para algumas realidades mutações fora do comum trouxeram conforto, pois significou segurança, para outras não passam de uma ameaça mortal, e assim vivem os nossos heróis e vilões dos quadrinhos.


Um dos primeiros mutantes a surgir no Universo Marvel foi o famoso Capitão América, um herói extremamente americano que apareceu na Segunda Guerra Mundial para acabar com os nazistas. Um cara que não tinha jeito nenhum para o exército acaba entrando por meios secretos, aceitando participar de uma experiência. Assim Steve Rogers vira Capitão América. Ao longo de sua história Steve teoricamente morre, mas é encontrado anos depois.

Capitão América defendia o mundo dos nazistas, mas depois de seu desaparecimento o nosso planeta recebe acidentalmente novos heróis. Navegando numa nave espacial ultra-tecnológica estavam Richards, Ben, Susan e Johnny Storm, que ao sofrerem uma chuva de radiação se tornaram o Quarteto Fantástico. Senhor Fantástico, A Mulher Invisível, Tocha Humana e O Coisa eram os novos queridos da sociedade.


Nesse mesmo plano surge tempos depois um garoto que anda pelas ruas de Nova York com uma roupa vermelha com detalhes de aranha: O Homem-Aranha (claro!). O jovem Peter Park era apenas um garoto bobo de ensino-médio, que queria somente pegar a Mary Jane e ser feliz, mas acabou mordido por uma aranha mutante e se tornando o que é hoje. Sem ter poderes tão incríveis o Aranha tenta “combater o mal” com a força que adquire e enfrentando aberrações. Futuramente ele esbarrará com o Quarteto Fantástico e um grupo intrigante que vive numa sociedade completamente diferente: os X-Men.

Os X-Men surgem com o cientista Professor Charles Xavier, que decide reunir em sua grande mansão pessoas que apresentam mutações assim como ele. Xavier primeiramente agrupa quatro grandes mutantes da atualidade: Ciclope, Anjo, Homem de Gelo, Fera (ainda sem a pela azul) e depois de um tempo a inteligente Jean Grey. Os X-Men, ao contrário do Quarteto Fantástico, vivem numa sociedade que não suporta a existência de mutantes e os considera aberrações ou criaturas criminosas. Tratados como corja alguns mutantes se juntaram e formaram a Irmandade, liderada pelo antigo amigo de Xavier: Magneto. O grupo tem o objetivo de dominar os humanos normais, pois para Magneto os mutantes estão acima da raça humana. Forma-se ai uma guerra interminável entre Magneto e Xavier.


Os X-Men são os heróis mais complexos do Universo Marvel, pois o grupo do Professor X possui várias formações, além disso, há histórias paralelas e organizações independentes como os Novos X-Men que vem a ser liderados por Vampira. Personagens como Ororo, Wolverine, Lince Negra, Vampira e Gambit surgem muito tempo depois.

No imenso e, ao mesmo tempo, tão pequeno Universo Marvel os X-Men confrontam os Vingadores, outro grupo de super-heróis. Os Vingadores fogem um pouco das características encontradas nos X-Men: Capitão América, que foi encontrado pelo grupo perdido pelos oceanos, surgiu de uma experiência; Homem de Ferro tem seus poderes devido a sua roupa de máquina; o deus Thor; a pequenita voadora Vespa, o Homem-Formiga e descontrolado cientificamente mutante Hulk. Esse grupo também já passou por várias formações, porém sempre liderados pelo Capitão.


Paralelamente existe o Universo DC, outra dimensão de heróis em que existem outros planetas habitáveis e de lá podemos, por exemplo, tirar os Lanternas Verdes e o Super-Homem. O Super-Homem, assim como o C. América, traz em suas roupas marcas do nacionalismo americano apesar de ser de outro planeta. O cara tem super-força, velocidade, visão de raio-laser, visão microscópica, invulnerabilidade, entre outros muitos poderes. Entre as pessoas comuns ele vive sob a forma de Clark Kent, que tem a famosa namorada Lois Lane.  

Super-Homem entra para a equipe de heróis adorada pelos humanos: A Liga da Justiça, que une outros poderosos que surgiram para defender o mundo ou seus próprios desejos. Temos Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Aquaman entre os primeiros a surgir. Em alguns momentos a Liga da Justiça se apresentada como outro grupo os Super Amigos, mais voltado para a TV. De todo modo a Liga da Justiça não foi o primeiro grupo a surgir no Universo DC.


A Sociedade da Justiça da América abrigou clássicos heróis como Sandman, Mister América, Wildcat, Star Girl e Lanterna Verde. Muitas vezes também teve confusões com a Liga. 

Fugindo um pouco do conceito de heróis temos os Watchmen, uma equipe que traz o mundo para a realidade e mostra que nem sempre herói tem que ser bonzinho. Comediante é o melhor exemplo, um cara violento e cínico que transformou os terrores de sua vida em força e coragem para enfrentar a sociedade, tem o único super-poderoso Dr. Manhattan que ignora a essência do viver, o frio e ambicioso Ozymandias, o introspectivo e misterioso Rorschach, a frustrada Escpectral II e os Corujas.

New Thunderbolts 2 Wallpaper

Voltando ao Universo Marvel resta-me falar sobre os Thunderbolts. Os Vingadores tinham um grupo de inimigos conhecido como Mestres do Terror, liderado por Zemo. Numa certa época os Vingadores e outros heróis desaparecem e os vilões são os únicos mutantes aparentemente vivos. Tentando se passar por heróis a equipe assume a imagem de Thunderbolts para poder dominar o mundo e depois do grupo já promovido pela sociedade Zemo tenta dar o golpe na humanidade, mas se ferra. A jovem Choque tem um pensamento diferente e acredita que os Thunderbolts se tornam mesmo heróis e o seu idealismo transforma os integrantes daquele grupo, quando Zemo tenta o golpe o grupo já não pretende mais o mal e se volta contra ele. Até hoje os Thunderbolts assumem posturas ora maldosas ora heroicas.

A partir de agora o Classificação Livre abre espaço para o Arquivo-M e os leitores poderão conhecer  mais sobre cada personagem desses universos fictícios dos quadrinhos. Aproveite! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

Wrestling Time: O que ser pro-wrestling??

Hello, everyone! Aqui quem vos escreve sou eu, Karlor e esse é o Wrestling Time , coluna na qual o foco principal será o Pro-wrestling . Daí vocês perguntam: o que ser isso, criatura abençoada? E eu respondo: Pro-wrestling nada mais é do que um estilo de “luta” que mescla encenação (é isso mesmo! encenação! tipo teatro, novela, filmes...) com wrestling de verdade (wrestling é um estilo de arte marcial que usa técnicas de agarramento, arremesso, chaves, pinos e luta corpo a corpo em pé ou no solo; a luta greco-romana é um tipo de wrestling). É um esporte de puro entretenimento. Os “lutadores” ou performers fazem movimentos coreografados de modo realista a parecer uma luta real. Nas matches (lutas) o resultado é geralmente predefinido e nas maiores empresas do ramo, sempre há storylines envolvendo lutadores que podem estar num papel de vilão (heel) ou mocinho (babyface ou somente baby). Bom, esse é o básico do básico. E como esse post é dedicado a dar uma explicada no que seria o P