Pular para o conteúdo principal

Estação Livre pelo Mundo - Música Colombiana


O projeto Volta ao Mundo da Estação Livre escolhe dessa vez como novo ponto de atração a Colômbia, bem pertinho do Brasil. Nas terras brasileiras se sabe que a cultura africana teve papel importante na composição dos nossos ritmos e sons, como a capoeira e o samba, mas não foi só aqui que os africanos foram os responsáveis pelas influências culturais. No território colombiano as marcas africanas estão imensamente presentes na música colombiana, que também foi influenciada pelos indígenas e pelos espanhóis.

Vizinhos como Trinidad e Tobago e Jamaica também participaram na formação musical atual na Colômbia, mas não enrolando muito o ritmo de destaque é a Cúmbia, o que dizem ser a música nacional. Popular e surgida dos guetos, a cúmbia atualmente já alcançou outros países da América Latina, como a Argentina, e nos Estados Unidos, também é muito característica do Panamá.



O som é forte e não é pouco, a cúmbia possui em seu ritmo som de diversos instrumentos como tambores, flautas e maracás, claves, gaita macho e gaita hembra, além de alguns instrumentos mais modernos como saxofone, trombone, trompete, guitarra entre outros. Pelo o que eu sei a dança da cúmbia é sensual, com movimentos galantes e sedutores e as vestes femininas são próximas do flamenco.



A música colombiana já teve seu momento de glória chamado de Época de Ouro, tempo em que artistas tiveram grande destaque e seus sons se tornavam marcas singulares. Expressões musicais como merecumbé de Pacho Galán, os porros de Lucho Bermúdez e as gaitas de Edmundo Arias, que particularmente não conheço bem, despontavam pelos dias e pelas noites colombianas. Algumas pessoas dizem que essa fase realmente ficou para traz e que os colombianos andam recebendo muita influência de ritmos internacionais, assim perdendo um pouco a própria identidade.

Veja alguns artistas conhecidos e saiba um pouco mais sobre a música da Colômbia:




Juanes: Além de cantor e compositor o colombiano ainda sabe tocar saxofone. Juanes é um dos mais famosos cantores da Colômbia e suas músicas são consideradas top latinas ou rock. Desde pequeno o cara é acostumado com instrumentos de música e cresceu influenciado por ela, hoje Juanes já ganhou dezessete Grammy Latino por suas adoráveis canções. O cantor também possui cinco discos, sendo P.A.R.C.E. seu último álbum lançado, em 2010. Suas canções mais famosas são Para Tu Amor, La Camisa Negra e Me Enamora.




Shakira: Bonita, charmosa, já foi morena, ficou muito tempo loura e agora está morena mais uma vez, Shakira está sempre inovando e adora dançar. A cantora colombiana tem um gingado sem igual e seus quadris são irrequietos, levando sensualidade e muito ritmo. Shakira tem sete álbuns de estúdio além de outros discos especiais, Sale El Sol foi lançado em 2010 e mais uma vez marca o sucesso da cantora. A nossa querida hispano-americana já se tornou uma figura emblemática da Colômbia, sua fama é tão grande que atinge as camadas políticas, ninguém resiste a essa mulher. Shakira sabe inglês e gosta de brincar de dar duas versões às suas músicas, uma inglês e a outra em espanhol, o que aumenta seu público de fãs. Algumas canções de seus grandes hits são: Estoy Aqui; Suerte; Te Dejo Madri; Don’t Bother; Las Caderas No Mientem; Loba; Loca e Rabiosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr