Pular para o conteúdo principal

Estação Livre - Engenheiros do Hawaii (parte 1)



Ao longo desses meses de férias a Estação Livre está com a proposta de voltar-se à música brasileira e a partir de hoje começaremos a nos sintonizar ao que há de melhor no Brasil. A banda de hoje é um grupo de rock que está temporariamente parado para apresentações, mas continua na ativa. Eles são da década de 80, mais precisamente de 1984, e surgiram na cidade gaúcha de Porto Alegre. Quando nasci o grupo já possuía oito anos de carreira e cresci ouvindo suas músicas graças aos meus primos, por isso posso dizer que parte do que eu sou se dá pelas maravilhosas canções deles. Liderados pelo vocalista e sempre veterano Humberto Gessinger, eles são os Engenheiros do Hawaii.


O grupo tem uma característica bastante humorada e crítica e isso já começa pelo nome da banda. O primeiro quarteto a formar a banda era composto por Humberto, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz, estudantes de Arquitetura da UFRGS, e alunos do curso tinham rivalidades com os Engenheiros da universidade. Como os engenheiros costumavam usar bermudas praianas, de surfista, nada mais digno do que curtir com a cara deles e ainda serem criativos.


Porém, o grupo não surgiu por que os integrantes queriam a carreira para a vida, na verdade a ideia era de um dia. A UFRGS estava paralisada sem aulas e os alunos protestavam, como resultado disso eles criaram um festival e o nosso quarteto decidiu se juntar para tocar nesse festival. Com o sucesso do show algumas propostas foram surgindo e o grupo começou a gostar do negócio.


Por motivos de sorte e prestígio a banda Engenheiros do Hawaii conseguiu entrar para a coletânea Rock Grande do Sul, com músicas de bandas gaúchas. Com alguns meses de vida, a banda sofreu o primeiro desfalque, Carlos Stein (guitarrista), e sua vaga só foi tomada dois anos depois.


Em 1986 surge o primeiro disco de dezoito álbuns de sucesso: Longe Demais das Capitais. Esse álbum de estréia tinha uma viés mais próximo do ska, estilo de bandas como o Paralamas do Sucesso e teve quatro grandes sucessos, entre eles duas canções que já estavam no álbum Rock Grande do Sul: Sopa de Letrinhas e Segurança.  Outros dois sucessos foram Toda Forma de Poder e a faixa homônima Longe Demais das Capitais. O álbum, apesar de visto como amador inicialmente, tornou-se grande sucesso e traz, em várias de suas faixas, ligações com obras literárias.


Tempos depois, antes de gravarem o próximo disco, os Engenheiros sofrem uma segunda baixa: Marcelo Pitz deixa o grupo alegando problemas pessoais. Porém, o grupo não ficou como dupla por muito tempo, logo depois o guitarrista Augusto Licks passou a integrar a banda.


Com nova formação vem em 1987 o segundo disco: A Revolta dos Dândis, mantendo o estilo do primeiro com cinco grandes sucessos: as duas partes de A Revolta dos Dândis, as minhas canções preferidas Infinita Highway, Terra de Gigantes e Refrão de Bolero. Nesse álbum o grupo investe no rock progressivo, trabalhando com auto-citações .

Escute garota, o vento canta uma canção 
Dessas que a gente nunca canta sem razão 
Me diga, garota: "Será a estrada uma prisão?" 
Eu acho que sim, você finge que não 
Mas nem por isso ficaremos parados 
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão 
Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre 
Se tanta gente vive sem ter como viver 

Também com músicas extensas o disco traz novamente suas canções com críticas e reflexões carregadas, além de citações filosóficas. Ao decorrer do tempo a banda começou a ser prejudicada por suas letras, pois a julgaram como fascista e as polêmicas foram incentivadas quando os integrantes apareceram com roupas com símbolos dessas ideologias.


Em 1988 eles lançam o terceiro álbum e posso dizer que continuaram fazendo sucesso mesmo com as polêmicas. O disco, com um título contraditório, Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém, obteve três hits com um até hoje bastante relembrado: Somos Quem Podemos Ser.

A vida imita o vídeo
Garotos inventam um novo inglês 
Vivendo num país sedento 
Um momento de embriaguez 

Somos quem podemos ser 
Sonhos que podemos ter 

A canção Variações sobre um mesmo Tema seria uma homenagem a banda Pink Floy, tentando representar o seu estilo de compor suas canções. A partir daí a banda sai do Rio Grande do Sul e vem para o Rio de Janeiro.


Continuando a fabricar discos ano após ano, Engenheiros do Hawaii não podiam deixar de lançar um álbum em 1989, então o quarto é lançado: Alívio Imediato. Não exatamente um disco inédito, o álbum foi gravado na apresentação da banda no Canecão (RJ), com apenas duas novas canções: Nau à Deriva e Alívio Imediato.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

Wrestling Time: O que ser pro-wrestling??

Hello, everyone! Aqui quem vos escreve sou eu, Karlor e esse é o Wrestling Time , coluna na qual o foco principal será o Pro-wrestling . Daí vocês perguntam: o que ser isso, criatura abençoada? E eu respondo: Pro-wrestling nada mais é do que um estilo de “luta” que mescla encenação (é isso mesmo! encenação! tipo teatro, novela, filmes...) com wrestling de verdade (wrestling é um estilo de arte marcial que usa técnicas de agarramento, arremesso, chaves, pinos e luta corpo a corpo em pé ou no solo; a luta greco-romana é um tipo de wrestling). É um esporte de puro entretenimento. Os “lutadores” ou performers fazem movimentos coreografados de modo realista a parecer uma luta real. Nas matches (lutas) o resultado é geralmente predefinido e nas maiores empresas do ramo, sempre há storylines envolvendo lutadores que podem estar num papel de vilão (heel) ou mocinho (babyface ou somente baby). Bom, esse é o básico do básico. E como esse post é dedicado a dar uma explicada no que seria o P