Pular para o conteúdo principal

Estação Livre - Engenheiros do Hawaii (parte 2)


O próximo álbum a ser lançado é o que traz a minha música preferida entre todas dos Engenheiros do Hawaii: O Papa é Pop. Inspirei-me na canção homônima para titular uma postagem sobre a música pop aqui no blog, além dessa outra canção de destaque é Pra Ser Sincero, que tem uma letra profunda e muito bem feita. Mas, há outra canção que cativou e cativa milhares de brasileiros: Era um Garoto que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones (original de Os Incríveis).

Uma palavra na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana
Qualquer nota, qualquer notícia
Páginas em branco, fotos coloridas

Qualquer coisa que se mova é um alvo
E ninguém tá salvo!

O disco traz um estilo mais eletrônico, aplicado em solos de guitarra. Gessinger que já tocava baixo também passou a ficar nos teclados e escreveu a versão alternativa para O Papa É Pop, a faixa Perfeita Simetria. Com mais sucesso nos ombros os Engenheiros do Hawaii alcançaram o Rock In Rio e se apresentaram na sua segunda edição aqui no Brasil, em 1991.


No ano da famosa apresentação os Engenheiros também lançaram o seu sexto álbum, Várias Variáveis, um disco cheio de contradições. O grupo troca o som eletrônico para o mais próximo do Rock ‘N’ Roll, no entanto a qualidade sonora não é o que se pode chamar de muito atrativa. Tentaram regravar uma canção gaúcha de grande sucesso nas rádios, mas não conseguiram a repercussão desejada. 


Várias Variáveis é considerado por Humberto Gessinger um dos discos com as melhores letras, mas parece que não foi o suficiente para ele fazer sucesso. Apesar de tudo as canções como Piano Bar e Ando Só se consagraram na carreira da banda e na música rock brasileira.

O que você não pode, eu não vou te pedir.
O que você não quer, eu não quero insistir.
Diga a verdade, doa a quem doer.
Doe sangue e me dê seu telefone.

A máquina de fabricar discos Engenheiros do Hawaii não se deixa abalar e no outro ano, 1992, mais um disco chega às prateleiras das lojas: Gessinger, Licks e Maltz ou GLM. Bom, o álbum em questão de som é semelhante aos seus anteriores, misturando rock com eletrônico, as letras das músicas continuam extensas e cheias de reflexões. Mesmo com o tempo os Engenheiros não perdem sua marca e as melhores músicas que eu destaco são Parabólica e Pose (anos 90), para mim esta é uma das melhores da banda.

Fora tudo o nosso baixo astral
Eu não vou perder meu tempo brincando de ser mau
Eu não vou viver pra sempre nem morrer a toda hora
Como rasgos pré-fabricados no meu velho jeans.

Em 1993 a banda grava o oitavo disco ao vivo e o deixa com o formato mais próximo do que é o acústico atualmente. Filmes de Guerra, Canções do Amor é primeiro disco semi-acústico da banda, que prometeu produzir um álbum ao vivo a cada três feitos em estúdio. Talvez esse disco seja um dos mais primorosos, trazendo composições, arranjos e harmonias sonoras incríveis devido à participação da Orquestra Sinfônica em algumas faixas e o uso de piano e percussão. 


O grupo apostou em canções antigas, como O Exército de um Homem Só, e em canções inéditas como Mapas do Acaso. Com mais sucesso os Engenheiros participaram do Hollywood Rock Brasil, viajaram para os Estados Unidos e Japão, mas terminaram o ano com problemas: Lick sai da banda e Gessinger e Maltz enfrentam processo jurídico para ficarem com o nome da banda. 


No outro ano, a única novidade é o guitarrista Ricardo Horn, pois em 1994 a banda não lança nenhum disco novo. Porém, em 95, eles voltam com tudo, com mais dois integrantes também: Paolo Casarin e Fernando Deluqui. O nono disco é lançado, Simples do Coração, que retoma um estilo mais gaúcho e pesado, com destaques para A Promessa e A Perigo. O álbum é bom, mas não é dos melhores já lançados, a banda inicia seu momento de crise.

Não vejo nada (o que eu vejo não me agrada)
Não ouço nada (o que eu ouço não diz nada)
Perdi a conta das pérolas e porcos que eu
cruzei pela estrada

Engenheiros do Hawaii passam a enfrentar barras na carreira, Humberto Gessinger iniciou um projeto paralelo e os outros integrantes já pensavam em seguir outros rumos. Humberto juntou-se a Luciano Granja e Adal Fonseca para formar o 33 de Espadas, que se tornou Humberto Gessinger Trio (HG3). Os quatro outros membros dos Engenheiros largam a banda no final de 1995 e a Humberto só sobra o seu Trio, porém o produtor do grupo aproveitou o desmanche da banda gaúcha para usar o nome Engenheiros do Hawaii para apresentar o trio novo. 


Com uma confusão e troca-troca de nomes e integrantes os Engenheiros do Hawaii continuam existindo e no início de 97 Lúcio Dorfman entra para a banda. Um novo disco é lançado, o décimo álbum Minuano, que traz traços de folk, tecnologia e gauchismo. Algumas canções como A Montanha e Alucinação se tornaram as mais ouvidas.


A banda já não lançava um disco por ano, mas continuou na ativa e dois anos depois vem ¡Tchau Radar! e o Rock e o Folk ficam mais marcados nesse disco que representa uma maior maturidade no trabalhos dos caras. Uma das canções mais ouvidas da banda pertence a esse álbum: 3x4.

Diga a verdade ao menos uma vez na vida
Você se apaixonou pelos meus erros
Não fique pela metade,
Vá em frente minha amiga
Destrua a razão deste beco sem saída

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr