Pular para o conteúdo principal

A infestação dos spikes

Hello, everyone!! Mais alguns dias se passaram e cá estamos com mais uma postagem. Não sou tão incrível quanto a Joana ou o Walter, mas eu garanto que meu melhor é sempre dado aqui. Espero que minhas dicas sejam aproveitadas de alguma maneira.

Bom, hoje vou falar de moda. Na verdade, do que eu julgo ser um bom código de vestimenta para cada ocasião. Os que me conhecem estão imaginando: “Nossa, mas o Yan tá falando de moda? Até outro dia se vestia pior que a Joelma!” Sim, assumo que um dia já fui mais brega que a Joelma, mas hoje sou um novo homem! Sou um ser renovado!! Enfim... Nesse post vou focar num adereço que chegou forte como tendência nos últimos suspiros de 2012 e se mostra poderoso até hoje sem previsão nenhuma de ficar démodée. Estou falando dos spikes. Aquelas tachinhas de metal que estão infestando as roupas, calçados e acessórios no mundo todo.



De onde surgiu?

Os spikes são herança do punk. Sim, do punk. Logo do punk que se colocava todo contra a ditadura da moda contribuiu muito para as tendências mais usadas e mais duradouras. Não só os spikes, mas as semânticas mais militares, mais agressivas.


As tachinhas de metal costumam dar, como é seu objetivo principal, um aspecto todo rebelde e hostil, mesmo as mais achatadas. Porém isso não significa falta de sofisticação. Elas estão presentes nas mais variadas montagens feitas pelos mais variados entendedores do assunto.

Now and then...

Hoje, os spikes invadiram tudo. Desde tops até peças de sex shop. Os itens mais visualizados com o adereço são as jaquetas e os calçados, além dos acessórios como pulseiras, cintos e brincos, que abusam dos adornos com pontas longas e finas ou dos piramidais com base quadrada. Sendo do estilo que for, os spikes podem preencher qualquer que seja a peça.


Eu montei três looks no Polyvore para ilustrar minha visão do enfeite metálico. Vejamos:



Nesse primeiro look eu tentei mostrar a natureza rebelde dos grampos. Montei um modelito totalmente preto, sexy e mais puxado para o punk. Uma blusa cropped de manga comprida que dá uma leve alongada na silhueta e atenua as curvas pelo fato de ser bem justa. Não é muito recomendável para as garotas que estão fora de forma, pois, como eu já disse, as linhas serão atenuadas e isso se aplica também para as curvadas para fora. Uma calça de couro com zíperes adornando para não exagerarmos nos spikes, mas para também continuarmos na pegada do metal. Esse bottom, por ser bastante justo, atenua muito as curvas, por isso não aconselho se a modelo for dona de quadris muito largos. A jaqueta de couro com zíperes e poucos spikes no ombro fica muito bem coordenada com a calça, trabalhando na mesma textura e com os mesmos objetivos. A bolsa é repleta dos adereços metálicos e dispõe uma perfeita alça que se assemelha a uma corrente. O bacana é que, embora bastante metalizada, a bolsa é discreta, portanto não vai fazer um overlook. Para os pés, optei por uma bota de tornozelo que quebra um pouco o metálico prateado ou preto do restante do look simplesmente para que ele divida atenção com a textura do couro da calça e da jaqueta. O salto alto contribui para a adição da sensualidade e rebeldia da montagem. O calçado seria muito bem substituído por um coturno com um salto um pouco mais alto do que os normais e com spikes que podem ser os pontudos ou os achatados. Esse modelito não é recomendável para garotas muito baixas, uma vez que a blusa, pelo corte reto típico das cropped, achata mais ainda a silhueta e pelo fato de o top e o bottom serem muito justos, o que, como eu já disse, atenua as curvas, mesmo as indesejáveis.



Esse segundo foi montado para mostrar que spikes também fazer parte de um look mais sofisticado. Um vestido com seus desenhos do colo e das “linhas dos bolsos” revestidos de spikes dourados e com marcação de barriga, o que permite que as garotas um pouquinho fora de forma possam usá-lo. Mais uma vez a bota de tornozelo aparece, mas nesse look ela pode ser trocada por um meia-pata perfeitamente. Não aconselho peep toes, tiras no tornozelo, bicos quadrados ou finos tampouco sandálias de tiras. Opte pelos fechados. Uma clutch, porque é chique, e um colar de lacinho para que a montagem não fique rebelde demais. Todo esse modelito pode ser usado por garotas mais baixas, mas não é recomendado para as que são muito altas, pois ficaria muita pele à mostra e a sofisticação proposta iria para o buraco.



Esse terceiro é para as meninas que pagam de fofinhas. Uma cropped básica com tonalidade bem amena e uma saia rodada meio curta com a cintura alta numa cor leve que fique bem coordenada com a blusa. Dica: cropped com cintura alta é quase chance zero de erro. O sapato é um meia-pata preto, mas que pode ser qualquer outra cor mais neutra que trabalhe bem com os tons das roupas, porém que nunca, jamais, em hipótese alguma seja da mesma cor que o top ou que o bottom. NUNCA! O legal é que a bolsa trabalhe bem com o sapato, por isso concentrei os spikes neles. Aqui, não acho que um outro acessório com os enfeites metálicos seja de bom tom, pois se a ideia é ter um look mais fofo, mais spikes fariam essa ideia morta. 



Para nós, garotos, o interessante é concentrar os spikes em jaquetas, calçados ou acessórios como bonés e cintos. Em calças também cai bem, mas eu não acho que em bermudas fique legal. Colares e piercings também são boas pedidas.


Para quem é mais ousado, mais moderno, aconselho abusarem dos spikes pontudos. Já para quem prefere o estilo mais clássico, acredito que os mais achatados ou até mesmo os piramidais calhem melhor.

O legal é sempre manter em mente que ninguém deve enlouquecer para acompanhar a risca as tendências da moda. Se não te faz sentir-se confortável, não use. Acredito na filosofia de que você é quem deve se achar bonito primeiro, embora eu nunca me ache... Enfim, espero que eu tenha ajudado de alguma forma. No próximo post trarei as blusas cropped como foco principal.

Para mais sobre spikes, acesse um dos links abaixo, que vêm com dicas mais que incríveis!!






Um cheiro e até a próxima!!

Comentários

  1. Muito interessante saber que foram os Punk que inspiraram a moda de usar esses acessórios. Particularmente não gosto muito, mas com certeza é algo que valoriza o visual.

    ResponderExcluir
  2. É, não é!! E acho que não só valoriza um look, mas pode mudar completamente a aparência de um modelito. Pense em um terninho comum e depois adicione spikes. Mudança total!! Spikes são perfeitos e tenho quase certeza de que vieram para ficar!!

    ResponderExcluir
  3. Spikes estão mesmo em alta e dão todo um contraste no look, acredito que não só valoriza como recria o visual do look, além de deixar claro que quem usa, tem estilo!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentar é sempre bom!

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr