Pular para o conteúdo principal

Estante - O Pequeno Príncipe

"Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas"

Com essa frase eu inicio essa resenha que fala de um livro atemporal. Não faz muitos dias que li pela primeira vez uma das obras mais conhecidas no mundo e que comove todos (ou quase todos) que já leram. Nossa, que vergonha!!! Eu sei, eu sei. O Pequeno Príncipe foi feito pra ser lido em todas as etapas da vida, pois o seu entendimento muda de acordo com os seus próprios pensamentos, pelo menos foi o que eu sempre ouvi desde criança. 

E o porquê da frase inicial? Bem... quem leu, sabe que essa é uma das frases do livro. Uma sacada de Antoine de Saint-Exupéry. Mas não é clichê? Nem sempre o é clichê é desgastante e desnecessário. Na verdade o fato de tê-la escolhido é justamente porque é uma frase que ecoa na cabeça. Então vamos à história.

Não se engane ao achar que o livro é apenas pra criança, muito menos pense que por se tratar de um livro fino que não tenha muita importância. O Pequeno Príncipe afeta qualquer pessoas, não importa a idade, e a sua mensagem é muito mais importante que a quantidade de páginas. A obra clássica conta a história de um homem, já muito "amadurecido" que se depara com uma criança no meio do nada. O garotinho vestia-se tão bem que parecia um príncipe. 

O homem era um "pintor" frustrado, quando mais novo desenhava coisas que ninguém o compreendia e cresceu amargurado. Então encontrou esse príncipe, ingênuo e destemido, pedindo que desenho isso e aquilo e o homem relutava a fazer seus desejos alegando não saber desenhar. Mas o garoto nunca desistia. E ele desenhava. E o garoto entendia perfeitamente seus desenhos. A imaginação é posta à prova. 

Um desenho, dois, três, quantos fossem necessários até satisfazer o desejo do pequenino e os rabiscos se tornariam seu próprio mundo. Um carneiro, uma flor. O que mai se pode dizer dessa história? Bem... aí com você.

Comentários

  1. Nem me recordo de quantas vezes já li O Pequeno Príncipe. São tantos aprendizados, tantas emoções, por várias vezes lágrimas escorreram dos meus olhos durante algum trecho do livro.

    Abraços,
    www.revolucaonerd.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentar é sempre bom!

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr