Pular para o conteúdo principal

Valar Morghulis - House Stark



Os Stark na história corrente começam sob o patriarca Lorde Eddard Stark, Senhor de Winterfell, casado com Catelyn Tully, filha do Senhor de Correrrio, com quem teve cinco filhos, do mais velho ao mais novo: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Eddard ainda possui um filho bastardo: Jon Snow.


Os Stark são uma família antiga descendente dos Reis do Norte. Deixaram de possuir o reino quando o último rei ajoelhou-se perante Aegon Targaryen.

A linhagem mais direta dos Stark é a Casa Karstark, não é à toa a semelhança de nome. O Karstark nada mais são, em linhas gerais, Starks que passaram a viver e reter a cidade de Karhold, mais a leste de Winterfell, no litoral. Ambas as Casas possuem grande importância nos Sete Reinos e carregam o estandarte do lobo no fundo preto.

Os lobos também são presentes na família. Depois de andarem pelas redondezas de Winterfell, foram encontrados seis lobos, um para cada filho do Senhor Stark.


O lema dos Stark é, talvez, o mais famoso de todo Westeros e define perfeitamente tudo que acontece nele: “O Inverno está chegando”.

A família dos lobos volta novamente a adquirir a coroa do Norte, através de Robb, por honra ao pai morto, devido à proclamação de seus aliados e servos.

(Cuidado, spoilers)

Eddard Stark
O Senhor de Winterfell é um homem responsável, sério, mas frio. Coordena e lidera sua cidade com determinação e empenho. Eddard sempre diz que, quando tem de fazer algo, tem de ser por suas próprias mãos e por isso era ele quem se responsabilizava pela condenação e morte de traidores e patrulheiros fugitivos.

Eddard Stark, mais chamado de Ned, possuía três irmãos: Brandon, morto na última guerra e seria o futuro marido de Catelyn, Lianna, moça jovem e frágil prometida a Robert, que foi rapitada por Rhaegar Targaryen e também morta na guerra e Benjen, Irmão Juramentado da Patrulha da Noite e desaparecido no Reino Para-lá-da-Muralha.

Ned foi, no começo das crônicas, nomeado Mão do Rei Robert e descobriu segredos de morte da família de seu grande amigo, o que veio lhe custar a cabeça depois da morte do rei.
Conta uma lenda, antes de Brandon Morrer e Ned não ser prometido de Catelyn, que houve uma mulher, a Senhora Ashara, de Tombastela, o havia amado e ele partira seu coração, o que a fez se matar.

Robb Stark
O primogênito de Eddard e Catelyn, sempre ao lado do pai e de Jon para aprender a ser um guerreiro e futuro Senhor de Winterfell. Ao seu lado também andava sempre Theon Greyjoy. Um garoto quase homem, muito sério e determinado, mas também ainda afetado pela juventude, logo um pouco imaturo.

Em pouco tempo, Robb muda radicalmente de vida. Com Eddard condecorado Mão do Rei, o jovem se tornou o governante da cidade do frio, mas com a morte do pai transformou-se no Rei do Norte e do Tridente para enfrentar os Lannister junto com seu lobo Vento Cinzento.

O garoto chegou a ser prometido a uma Frey, mas quebrou o juramento ao se envolver com Jeyne Westerling, que se tornou sua mulher e rainha. Por causa disso Robb pagará com a vida.


Como desculpas Edmure compremete-se a casar com a filha de Walder Frey e no dia do casamento, conhecido como Casamento Vermelho, Robb e sua mãe serão mortos pela armadilha em que caíram. 

Sansa Stark
Sansa é uma garota jovem, mais nova apenas que Robb e sonhadora. Adora canções, festas e o mundo das mulheres importantes. Muito ingênua que esperava um casamento de canções. Não se dá nada bem com a irmã mais nova, Arya, oposto total dela. Sansa foi para Porto Real viver com o pai, lá era prometida de Joffrey Lannister.


A ruivinha donzela também possuía uma loba, Lady, mas teve de ser morta por ordem de Joffrey por causa de uma confusão com Arya.


Depois da morte do pai Sansa se tornara refém dos Lannister, com o destino incerto até que se vê obrigada a casar com Tyrion Lannister. Mas ainda havia a chance de fugir com o seu "florian" . No casamento de Joffrey, Sansa aproveita o caos de sua morte para fugir e descobre que Petyr Baelish está por traz de tudo. 


Sansa passa a viver com Petyr e Lysa Tully, sua esposa agora.


Arya Stark

Arya é a mais nova das garotas, em tempos normais a última na linha de sucessão. A garota odeia tudo que tem relação com o mundo feminino, não gosta de vestidos, costuras, canções, bailes, etc. Prefere se sujar brincando de espadas, andando a cavalo ou outras tarefas mais comuns para garotos, fazer o que der vontade. Também não zela pela própria imagem.

Vive sendo reprimida pelos pais, pelos irmãos, principalmente Sansa, mas Jon Snow é o único que a aprecia do jeito que é e, assim, é o irmão de quem mais gosta.

Não quer saber de aprender danças, mas a garotinha Stark aprendeu a manejar espadas e a sua primeira espada verdadeira se chamava Agulha. À sua loba, deu o nome de Nymeria.

Ao longo das crônicas, Arya Stark talvez seja o personagem que mais sofre. Desde a morte do pai a garota não tem paradeiro, desaparecida há semanas algumas pessoas já a dão como morta. Entrou como menino, Arry, num grupo enviado para a Patrulha da Noite, onde conheceu personagens como Gendry e Torta Quente.

A menina segue sua vida desalmada sempre ao lado de Gendry, vê e enfrenta mortes, algumas pelas suas próprias mãos. Chega a ser capturada e levada para Harrenhal, consegue fugir e segue para o Tridente, mas volta a ser pega outras vezes e fica cada vez mais distante da chance de voltar para casa.

Ao descobrir a morte da mãe e do irmão Arya perde as esperanças de voltar pra sua família Seu único pensamento era encontrar Jon Snow, mas sequestrada por Sandor Clegane não facilitava muito. Quando consegue fugir do Cão de Caça, Arya segue para as Terras Livres.


Bran Stark
Um garoto de nove anos que desde cedo aprende lições duras de seu pai, uma criança ingênua, teimosa e arteira. Chama seu lobo de Verão e é o segundo filho na sucessão de Winterfell.

Na época da nomeação do pai, Bran sofrera um atentado por ter visto os gêmeos Lannister transando. Jaime o empurrara na janela e devido à queda o garoto perdeu o movimento das pernas. Como não pode andar Bran conta sempre com Hodor para locomovê-lo. Com Robb tornando-se Rei do Norte o garoto se tornou Senhor de Winterfell. Desde a queda da janela Bran, de acordo com os irmãos Reed, abriu seu terceiro olho e consegue “trocar de pele” com seu lobo, sendo assim um Warg.


Bran chega à Muralha, salva seu irmão Jon, mas não se revela. Com a ajuda de Samwell Tarly, atravessará a grande parede de gelo.

Rickon Stark

O caçula da família. Não compreende muito do que acontece, chora muito por causa da mãe e é difícil de ser controlado. Adora brincar com Cão Felpudo, seu lobo, e geralmente está próximo de Bran.


Após o ataque a Winterfell Rickon e Bran ficaram escondidos, mas seguem caminhos distintos. Osha anda agora protegendo o garoto. 






Catelyn Stark (Tully)

Catelyn é filha de Hoster Tully e sobrinha do Peixe Negro, também irmã de Lysa e Edmure Tully. Foi prometida inicialmente a Brandon Stark, mas por causa de sua morte tornou-se esposa de Eddard.

Catelyn gostava mais de Brandon, mas passou a amar Ned com o casamento. Dona de cinco filhos seus Catelyn se dedica plenamente à família, uma mulher dura e agora também fria. Uma senhora bonita e apresentável, mas também de feições sérias, que trata amavelmente todos os seus filhos e não esconde seu desgosto pelo bastardo.

A senhora Stark sentirá suas forças acabando-se aos poucos com o assassinato do esposo, pois depois suas filhas se tornam reféns, Robb torna-se Rei e precisa acompanhá-lo, Bran e Rickon são dados como mortos e Sansa e Arya depois se metem em armadilhas.

Foi ela quem representou a maior traição ao novo rei do Norte. A mãe de Robb libertou Jaime Lannister para poder arranjar suas filhas de volta e torna-se objeto de intrigas e embates. À ela somente juramenta-se Brienne de Tarth, a quem ajudou no episódio da morte de Renly Baratheon.

Catelyn e Robb acompanham Edmure no seu casamento com uma das filhas do Lorde Walder Frey. O evento é chamado de Casamento Vermelho, pois se tratou de uma armadilha para matar Robb Stark. Ao tentar salvar seu filho, Catelyn ameaça e mata um dos netos do velho Frey e, ao começar a cair na loucura, é morta. 


No final do terceiro livro revela-se que Catelyn não está morta, mas totalmente desfigurada. Se juntará a foras da lei para se vingar de todos os Frey.



Jon Snow

O filho bastardo de Ned e o mais privilegiado entre todos os bastardos de westeros. Ned sempre tratou Jon como um Stark, deu-lhe as mesmas condições dos irmãos, mas ainda sim era um Snow, sobrenome dado aos bastardos do Norte.

Em solenidades era sempre afastado e sua madrasta também não nutre afetividade por ele. Catelyn o olha sempre como o símbolo de, em um momento, não ter cumprido seu papel de mulher. Ela chegou a dizer que ele era quem devia ter se quebrado no lugar de Bran.

Jon virou Patrulheiro da Noite, se mostrou muito competente e tornou-se escudeiro do velho urso. Com o seu lobo, Fantasma, adquiriu importância e um pouco de respeito e fez amigos como Samwell Tarly.

Numa grande viagem com os Patrulheiros Jon viu-se numa enrascada e teve de se render aos Selvagens. Andando com o grupo envolveu-se Ygritte e descobriu o plano de invadir e tomar o Norte.

Ao atravessar a Muralha, Snow consegue fugir. Depois terá de enfrentar novamente os selvagens e viver sob suspeita de ser vira-casaca. Mas algo mais veio pela frente, Jon Snow, quase sendo executado pela deserção, se verá numa encruzilhada, ser Senhor Comandante da Patrulha da Noite ou Senhor de Winterfell.

Jon é filho de uma mulher chamada Willa.


Brandon Stark
Brandon fora o irmão mais velho de Ned, conhecido por sua beleza, mas também pela bravura e ataques de ira. Foi o primeiro pretendente de Catelyn Tully e morreu assassinado por ordem do Rey Aerys II Targaryen.
Lyanna Stark
Única mulher dos Stark, Lyanna era prometida de Robert Baratheon, mas foi morta nas Montanhas de Dorne, na Rebelião de Robert.

Benjen Stark
O mais novo dos quatro, Benjen não tinha grandes possibilidades como Senhor de algo, então juramentou-se à Patrulha da Noite, um dos mais fortes e bem considerados. Porém, Benjem seguiu em uma missão para as terras de gelo e desapareceu.





Mais Imagens:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr