Pular para o conteúdo principal

PokéGuia - Pokémon Red & Blue

POKÉMON RED E BLUE / GREEN
O início de tudo
O tão famoso mundo Pokémon surgiu com os jogos para GameBoy, da Nintendo. Lançados no Japão em 1996 como Red e Green, e nos Estados Unidos em 1998 como Red e Blue, a empresa apresentava um novo mundo que se expandiria em diversas mídias e atravessarias gerações de crianças, jovens e adultos. 

Os jogos de RPG foram desenvolvidos pela Game Freak, como acontece até hoje, e lançados pela empresa Nintendo, que, com Pokémon, hoje detém as mais lucrativas franquias de jogos do mundo. 

De forma resumida, Pokémon são monstrinhos (pocket monsters) ou animais desse mundo, que possuem os mais diversos tipos (água, fogo, elétrico, etc.) que são parceiros de seus treinadores e são usados em batalhas contra outros Pokémon. Estas criaturas possuem poderes também diversos, podendo ser físicos ou especiais. 

História
A história, que já não deve ser novidade, é a seguinte. Você é o protagonista Red, um garoto que iniciará sua jornada Pokémon na cidade natal Pallet, que irá escolher um entre três Pokémon para começar. Estes são dados pelo Professor Carvalho, um cientista pesquisador especialista em Pokémon.

Você tem a opção de escolher entre Bulbasaur (grama), Squirtle (água) e Charmander (fogo). Ao longo do jogo você consegue capturar outras espécies de Pokémon, mas dentre esses três, os dois que você não escolheu não estarão mais disponíveis, a não ser que realize troca com outros jogadores. 

Red tem um rival, Green / Blue, neto do professor Carvalho, que você pode dar outro nome no início do jogo. Ele batalhará eventualmente contra você ao longo do jogo. Ele também escolhe um dos Pokémon iniciais e sempre será o que tiver o tipo vantajoso ao seu. Outra dificuldade do jogo é a Equipe Rocket, uma máfia super organizada liderada por Giovanni, que deseja usar Pokémon para o mal. Ela irá empatar você ao longo do jogo e você terá vencer seus integrantes pra seguir em frente.


O objetivo do jogo é simples, a linha principal é treinar e subir de nível seus Pokémon, avançando pelas cidades da região de Kanto, vencer 8 líderes de ginásio, assim conseguindo 8 insígnias, para enfrentar depois a Elite 4, composta de 4 grandes mestres Pokémon mais o último campeão que os venceu. Se tornando campeão, você termina o jogo, mas este não "zera", você pode continuar o jogo após a última batalha e tentar completar sua Pokedex, caso não o tenha feito antes.

Pokémons e Pokedex

A Pokedex deste jogo possui 151 Pokémon, porém não são todos disponíveis. O principal exemplo é Mew, o de número 151, que só podia ser adquirido por eventos. Depois os iniciais, já explicado acima, os fósseis (Omanyte e Kabuto) e os 11 Pokémon exclusivos de cada jogo:

Red - Ekans, Arbok, Oddish, Gloom, Vileplume, Mankey, Primeape, Growlithe, Arcanine, Scyther, Electabuzz
Blue - Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Bellsprout, Weepinbell, Victreebell, Magmar, Pinsir



Além de caçar Pokémons no mato ou na água, você pode encontrar alguns diretamente, parados em lugares específicos, que você pode interagir e tentar capturar. Red e Blue possuem 4 lendários para captura, sendo as três aves lendárias Articuno, Zapdos e Moltres, e o Mewtwo. Outro Pokémon de interação é um Snorlax dorminhoco, único do jogo. 

Depois do seu Pokémon inicial, outras criaturas lhe serão presenteados. Você poderá escolher entre Hitmonlee e Hitmonchan, ganhar Lapras e Eevee, e ressuscitar Kabuto ou Omanyte e Aerodactyl.

Gráficos
O gráfico do jogo é simples, monocromático, com um desenho 2d sem noções de perspectiva geométrica. Você joga em terceira pessoa, numa visão aérea. E apesar da simplicidade, foi um estouro de vendas, um dos mais vendidos da franquia.



Mais informações
Os relativos de Red e Green na série são Ash e Gary, apesar de não serem exatamente os mesmos personagens.

Para informações detalhadas do jogo, recomendo o Serebii.net 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história.
X-Men (2000)
Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto.
O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante.
O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, defenderem os humano…

Arquivo-M - X-Men Gambit

Gambit Nome real: Remy Etienne LeBeau Equipes: Clã LeBeay, X-Men Poderes: Gera energia de movimento e lançamento de cartas (em chamas) Relacionamentos: Namorado da Vampira

Gambit é Remy Etienne LeBeau, um garanhão arrogante com poderes de fogo. Na realidade Gambit é conhecido como o cara das cartas em chamas, cartas estas que cortam feito lâminas super afiadas. Ele começa sua trajetória bem turbulenta, é seqüestrado desde bebê, cresce em meio a ladrões e se torna mestre do ofício, até descobrir seus poderes. Gambit trabalhará para Magneto, enfrentará e comporá os X-Men, se encrencará com seu passado e muitas vezes o encontrará cara a cara, mas além de tudo conhece o amor e descobre que Vampira é a mulher de sua vida, vivendo um dos namoros mais cativantes entre os mutantes.

Remy teve uma vida agitada logo no inicio de sua vida. Ao nascer em Nova Orleans, Lousiana, Remy foi roubado do hospital e cresceu na família, ou clã, de ladrões LeBeau. Nesse ambiente de crimes Remy foi aprendendo o…

Estação Livre - Engenheiros do Hawaii (parte 3)

Com a mais nova fase da banda, os Engenheiros do Hawaii investem novamente em seguir o que há de tendente no mundo da música. Seguindo um estilo mais pesado a banda produz músicas mais voltadas para o pop rock e punk rock. No novo álbum lançado em 2002, Surfando Karmas & DNA, mostra e marca muito a cara nova do grupo. O disco tem como destaque as canções 3ª do Plural e E-Stória, cuja produção é parte do ex-“engenheiro” Carlos Maltz ( o “e” por que a canção surgiu por torças de e-mail).