Pular para o conteúdo principal

The 80s - The Great Blá



Hello everyone! Galera desculpa por eu não ter postado sobre a Cyndi nas duas ultimas semanas, é que eu não tive tempo, desculpa mesmo. Eu vivo numa escola residência (internato) e sometimes não tenho tempo pra nada, mas vamos ao que interessa: Fanatice (Tietagem na semana de mega post), estreando a nossa primeira semana oficial de Mega Posts. Essa é a parte que todo mundo ergue a mão e grita feito louco. Fico devendo o post da Cyndi.
Bom... Nosso tema é a época mais maravilhosa que o mundo já viveu depois da popularização da internet moderna e da estréia de Glee: os anos 80. Todo mundo grita novamente.










Começaremos falando de moda.


O povo dos 80 era muito colorido – não como Restart, por favor, não deleguem esse cargo aos 80 – e vestia o que existia de mais excêntrico. Eram calças baggys, leggings,  gola canoa, ombros marcados, cores ácidas, metalizados, muito xadrez e estampas de oncinhas, saias balonês e a maravilhosa polaina – o que seria da moda se não fossem as polainas. Lembra da Xuxa? E a Gretchen? Todo mundo dá litros de gargalhadas. Era tudo mais alegre, tudo mais glee. Cores quentes e roupa de ginástica, negando completamente a moda dos 60 e 70. Todos põem a língua pra fora em sinal de Luka – tô nem aí.









As roupas seguiam uma linha completamente futurista/moderna. Mas não era só a roupa que contava, o corpo tinha que ser perfeito, daí a febre das academias e dos programas de exercícios aeróbicos. Tudo isso ornado por muita jóia, muito ouro e muito glamour. Os acessórios make up não poderiam ficar de fora da moda dos 80. Muito colorido, sombras fortes e batom com cores querida cheguei, sempre na linha chamativa.











Antes de falar de música, nada mais justo que falar de MTV.

Nos 80 nasce uma das emissoras de TV mais foderásticas da história: MTV – ou Emi-Tê-Vê para os abestados – (Music Television).
Começaram com uma programação recheada de videoclipes de artistas que faziam sucesso como: A-ha, U2, Duran Duran, Madonna, Cyndi Lauper, Michael Jackson, Bom Jovi e outros aí. Era apresentada pelos tão famosos VJs, que eram jovens e irreverentes, uma vez que a emissora é voltada ao público jovem.
Hoje, a MTV está mais pra uma TV de séries e reality shows do que música, embora ainda tenha muitos ótimos programas musicais, além de muita influência no mundo musical, principalmente com os awards – VMA, MMA e VMB no Brasil.









E agora música. Hora que todo mundo grita histericamente batendo palmas.

Começando pelo rock, novas ramificações do heavy metal – black metal, dark metal, trash metal e speed metal – chegaram com suas guitarras e baterias pesadas para os palcos, mas sem ofuscar o brilho dos clássicos que consagraram como Iron Maden e Judas Priest no heavy, Metallica, Slayer e Anthrax no trash. Ainda com AC/DC, Guns N’Roses e Scorpions no rock n’roll clássico. No pop-rock grupos como A-ha, Duran Duran e The Smiths é que dão o tom. Já aqui, no Brasil , as que estão ferrando tudo são Kid Abelha, RPM, Ultraje a rigor, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Rita Lee e Ira.
 
No pop e R&B temos Michael Jackson – que abalou tudo com Thriller –, Cyndi Lauper – com She’s so unusual –, Madonna, Cher, Kylie Minogue e Tina Turner – que voltava ao mundo da música com Private Dancer –, além de mega cantores como Lionel Richie, Boy George, Billy Idol e George Michael. Fora as apresentações do polêmico David Bowie e grupos excelentes como o ABBA e Pet Shop Boys.




Aqui, a elite da MPB arrebentava a boca do balão em sua consolidação – Essa é uma daquelas horas que todos fazem um gesto de quem atira na própria cabeça de tão velha que essa expressão é. No time rosa tínhamos Elba Ramalho, Simone, Marina Lima, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rosana e Joanna. No time quase rosa azul Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.


Algumas curiosidades.

O sambódromo carioca foi construído e inaugurado nos 80.
Três Olimpíadas: Moscou, Los Angeles e Seul.
Ayrton Senna estréia na F1 e Hortência é eleita Rainha do Basquete.
A Nintendo e a Sega dominam o mundo dos vídeo games com jogos como Pac-Man, Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Donkey Kong, Frogger, Digger, Tetris, Golden Axe e Sega Moonwalker, mas mesmo com esses jogos de alta qualidade, aconteceu, entre 1983 e 1984, o crash do mercado de vídeo games, porque a Atari produzia muitos jogos de péssima qualidade e as pessoas começaram a comprar computadores no lugar de vídeo games.

No cinema.



Martin Scorsese – Raging bull, The color of money e The last temptation of Christ
Stephen Frears – Dangerous Liaisons
Oliver Stone – Platoon, Born on the fourth of July, Wall Street
Steven Spielberg – Riders of lost ark, ET, The color purple, Empire of the sun
George Lucas – Riders of last ark
Brian de Palma – Scarface, Untouchables
Bernardo Bertolucci – The last emperor
Alan Parker – Mississipi burning
Robert Zemeckis – Who framed Roger Rabbit?
Steven Soderbergh – Sex, Lies and Videotape
James Cameron – The Abyss
Tim Burton – Batman
Hector Babenco – Pixote, a lei do mais fraco e Kiss of the spider-woman
John Hughes – Ferris Bueller's Day Off

Fora filmes como The purple rose of Cairo, La historia oficial, Brazil, Back to the future, Cocoon, Blue Velvet, o anime Akira, Manhunter, Karate Kid,  Star Wars Episode V - The Empire Strikes Back, Star Wars Episode VI - Return of the Jedi, Zelig e sem esquecer do maior sucesso de exibições na Sessão da Tarde: A LAGOA AZUL (The blue lagoon).


E, enfim, a TV brasileira.

A TV Tupi sai do ar e entram a TVS (depois SBT) e a Rede Manchete de Televisão. E a Record é vendida ao pastor – Todos fazem cara feiaEdir Macedo. O primeiro episódio de Chaves e a primeira edição do Criança Esperança.


Muitas telenovelas de grande sucesso como TI Ti Ti, Sinhá Moça, Roque Santeiro, A Gata comeu, Guerra dos sexos, Que rei sou eu?, Tieta e Vale Tudo – novela que levantou uma pergunta que não calou durante muito tempo: “Quem matou Odete Roitman?”.
Programas bons – outros desastrosos – como: Xou da Xuxa, Hebe, Domingão do Faustão, Vídeo Show, Balão Mágico, A praça é nossa, TV Pirata, Chico Anysio Show, Viva o Gordo e Cassino do Chacrinha – que só acabou por causa da morte de Abelardo Barbosa (Chacrinha) em 1988.

So people... Esse foi o Fanatice de maio! Todos fazem, em coro: Aaaaaaaaahhhh! E cara de tristeza. Mas não fiquem tristes que semana que vem eu volto com a Cyndi. Espero que tenha ficado bom. Até mais! :P

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

A Arquitetura de Madureira | Diário de um Quase-Arquiteto

O estudo de arquitetura no Rio de Janeiro aborda incessantemente os símbolos arquitetônicos que surgiram na zona central e na zona sul, havendo pouca ou nenhuma menção do que foi e é construído na zona norte. Quando isso acontece, entretanto, cai-se na mesmice: Tijuca, Maracanã, Vila Isabel e São Cristovão, os bairros que surgiram da "fuga" de parte da nobreza do centro conturbado na época imperial. Pensei então em buscar o que há de histórico-arquitetônico fora desses limites, começando por meu bairro, Madureira. Breve Descrição Madureira é o símbolo do subúrbio carioca, possui o segundo maior polo comercial da cidade e é um ponto de grande circulação de pessoas, não só por causa do comércio, mas por concentrar muitas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, duas linhas de trem, linha de BRT e locais de cultura e lazer.  Diz-se que o interior do Rio de Janeiro, no início do século XIX começou a ser povoado na região do bairro, de onde surgiram muitos bairr