Uma jovem garota, grávida, decide partir de casa atrás do companheiro que saíra em busca de uma nova vida. Ela, que já estava próxima do parto, segue seu caminho debaixo de sol no sul dos Estados Unidos e, por ele, a jovem encontra pessoas caridosas, que por pena a ajudam a ir na busca de seu marido, cujo nome as pessoas imaginam ter ouvido, mas ninguém tem total certeza sobre. Ela vai trilhando sua viagem com base nessa informações errôneas. Eu poderia dizer agora que a história se trata da vida de uma jovem grávida abandonada por seu companheiro e que iludida vai atrás dele e descobre uma vida triste, mas não.
A história central de Luz em Agosto não roda nem um pouco sobre a garota, a relação dela com outros personagens é que nos trará a tona o verdadeiro enredo do livro. O companheiro da garota, algum tempo depois de deixá-la, conhece um homem branco que possui sangue de negro, um homem misterioso que sofreu muito no passado com o preconceito racial.
Um homem de pele branca e sangue de negro numa época onde o ar da Guerra Civil americana ainda pairava sobre o sul perdedor era algo inaceitável. Sua imagem vai sendo apresentada mais claramente quando acontece um incêndio na cidade e ele é um dos principais suspeitos. A partir daí William Faulkner voltará ao passado e contará a história deste homem desde pequeno, apresentando todas as suas desventuras e desgraças por causa de suas origens.
William Faulkner se despreocupou com a organização na apresentação de seus personagens, os capítulos muitas vezes não iniciam de acordo com o final do anterior e ele trabalha muito com a colocação de personagens que terão de alguma forma participação no desenrolar da história, mesmo que não pertençam ao enredo principal. Um grande ponto a se destacar sobre Faulkner é a ligação que ele faz com o tempo e espaço, e as histórias paralelas.
Walter Pereira
Revisão: 29/03/2016
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!