
A história central de Luz em Agosto não roda nem um pouco sobre a garota, a relação dela com outros personagens é que nos trará a tona o verdadeiro enredo do livro. O companheiro da garota, algum tempo depois de deixá-la, conhece um homem branco que possui sangue de negro, um homem misterioso que sofreu muito no passado com o preconceito racial.
Um homem de pele branca e sangue de negro numa época onde o ar da Guerra Civil americana ainda pairava sobre o sul perdedor era algo inaceitável. Sua imagem vai sendo apresentada mais claramente quando acontece um incêndio na cidade e ele é um dos principais suspeitos. A partir daí William Faulkner voltará ao passado e contará a história deste homem desde pequeno, apresentando todas as suas desventuras e desgraças por causa de suas origens.
William Faulkner se despreocupou com a organização na apresentação de seus personagens, os capítulos muitas vezes não iniciam de acordo com o final do anterior e ele trabalha muito com a colocação de personagens que terão de alguma forma participação no desenrolar da história, mesmo que não pertençam ao enredo principal. Um grande ponto a se destacar sobre Faulkner é a ligação que ele faz com o tempo e espaço, e as histórias paralelas.
Walter Pereira
Revisão: 29/03/2016
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!