Pular para o conteúdo principal

Estação Livre MegaHertz - O Pop Não Poupa Ninguém

O pop vem desde a década de 30 com as influências do até hoje existente Blues e da Country Music, sendo a fusão destes o resultado de Rock and Roll. O que nós podemos perceber é que se trata de um gênero musical bastante diversificado, não possuiu uma fórmula ou uma marca que diretamente podemos identificar como tal. Geralmente atrai principalmente o público jovem, também lançando modas e utilizando os conhecidos espetáculos em palco.
Bing Crosby foi um dos primeiros artistas pop, estudante que largou tudo para sair tocando por ai e acabou formando um grupo musical. Na década de 30 Bing gravou sua primeira canção solo “I Surrender Dear” que despontou sua carreira e o fez gravar mais de 300 músicas em menos de 20 anos, recebendo o posto de cantor mais popular dos Estados Unidos entre as décadas de 30 e 40.

Durante a Swing Era... 

...sobe em carreira um dos mais famosos cantores, Frank Sinatra. Nesse período as Big Band, aqueles grupos de jazz que vemos em filmes antigos, tomavam conta da fama nos Estados Unidos. Frank Sinatra ganhou uma de suas duas estrelas na Calçada da Fama trabalhando com música e foi considerado um dos maiores intérpretes na música do século XX. Frank, assim como muitos cantores da época, era também ator e participou em milhares de filmes, um de seus principais sucessos é New York, New York e também cantou Girl From Ipanema junto de Tom Jobim, tendo recebido mais de dez prêmios Grammy. Trabalhou com ele também na Rat Pack, Dean Martin, um importante cantor que por sua vez fez parceria com o comediante e cantor Jerry Lewis, fazendo grande sucesso. 

Servindo como inspiração para Dean e para nossa contemporânea Christina Aguilera, temos Peggy Lee, uma cantora de pop mais para o jazz, americana que lançou incontáveis LPs e ainda era considerada uma das melhores cantoras por Sinatra.

Na década de 50...

...o Pop ainda não possuía seu próprio espaço, quando por um lado havia o pop com jazz de Frank Sinatra havia pelo outro lado o pop do rock and roll, soul e blues, de Bill Haley and his Comets, Chuck Berry e nada mais nada menos que o nosso imortal Elvis Presley, mais conhecido Rei do Rock, e nem preciso falar muito que ele fez bastante sucesso, lançando modas e danças.

Aí vem a década de 60 com uma banda de pop e rock britânica mais ovacionada e bem-sucedida da história da música, formada por quatro jovens de cabelo de capacete (brincadeira!), os Beatles. O quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr possuía uma gritante popularidade que gerou a Beatlemania, e esse sucesso todo veio depois de terem lançado o primeiro single da carreira, Love Me Do. Tiveram o primeiro prêmio do Grammy na categoria Melhor Álbum do Ano entre outras premiações. 

Temos como grandes sucessos da época: a americana Carole King, que ficou quinze semanas em 1º lugar com o disco Tapestry e vencedora de 4 prêmios Grammy; Neil Diamond, que até hoje está na ativa, muito famoso e tem os sucessos Sweet Caroline e Hello Again e  Dion and the Belmont, banda que atingiu várias vezes o topo da famosa Billboard. A revista de música foi fundada em 1894 e pelas décadas foi crescendo, adicionando os mais bem lidos e vistos rankings de classificações de músicas, álbum e artistas de diferentes gêneros.

Despontando vem a mulher que seria chamada de Rainha do Rock e do Pop, Tina Turner, uma mulher no estilo diva com uma voz arrasadora e usando perfeitamente agudos e graves, fazendo shows totalmente eletrizantes e com muita presença de palco. Ela e seu marido, também cantor, lançaram a música Proud Mary que se tornou um sucesso tão grande e que os fez ganhar um Grammy. Também temos o grupo The Marvelettes formado por sete mulheres com o grande sucesso Please Mr. Postman.

Os Beatles dominavam as paradas, mas houve uma banda que conseguiu tirá-los do primeiro lugar umas vezes, o The Four Tops, uma banda que existe até hoje e que até 1997 possuía a mesma formação de 40 anos antes. Martin Gaye, cantor de Ain’t No Mountain High Enough, e Roy Orbinson com Oh!Pretty Woman deixaram sua marca também.

Vamos chegando à década de 70...

...era da Disco Music e Embalos de Sábado à Noite , período que nós já conhecemos um número maior de artistas como o cantor de pop rock e pianista que até hoje nos agracia com sua voz, Elton John, escolhido recentemente como o cantor solo de maior sucesso da história da música pela Billboard. Com várias canções que até hoje ouvimos o cantor possui uma gama de duetos e entre os seus parceiros está Lady Gaga, Tina Turner, John Lennon, Queen, Spice Girls, Pet Shop Boys e Bee Gees, ainda  na ativa com o trio Gibb que segue apenas atrás dos Beatles como maior banda da história da música, com sucessos como How Deep Is Your Love?.

Não podia deixar de mencionar sobre Tito, Marlon, Jackie, Jermaine, Michael e Randy, The Jacksons, onde Michael começou a se destacar em 1984. Michael decidiu sair do grupo e seguir a carreira solo para hoje ser um dos maiores símbolos do pop mundial. Michael Jackson, além de cantor, era compositor e multiinstrumentalista, e logo depois de começar sua carreira solo se tornou o Rei do Pop, pois todas as suas músicas e seus álbuns estavam e estão entre os mais ouvidos. O seu álbum mais famoso é Thriller, no qual foi produzido o videoclipe clássico dos zumbis. 

O fato de ser um fantástico artista não é o único fator de sua grande fama. Michael Jackson veio para contribuir massiçamente na importância da música negra e na quebra de preconceito racial. Ele deixou sua marca na história com seus passos de dança, quem não conhece a performance singular de Michael Jackson? Pés deslizando levemente sobre o chão e suas mãos em constantes movimentos? Michael Jackson lançou onze álbuns e várias coletâneas, conseguiu mais de trezentos milhões pela venda de todos os discos lançados, foi dono de quase vinte recordes entre eles o de Melhor Artista de Todos os Tempos, Álbum Mais Vendido de Todos os Tempos e Maior Ícone Negro de Todos os Tempos e ganhou mais de doze Grammy em toda a sua carreira.

Agora surge a New Wave...

...o punk rock vem tomando espaço, novas bandas despontam no mundo da música e mais um ícone é escolhido para a música pop, dessa vez em forma de mulher de cabelos louros. Em 1983 lança-se o primeiro álbum da carreira de Madonna e depois desse ninguém mais conseguiu pará-la e assim sua fama foi crescendo gritantemente. Madonna foi guitarrista e baterista, mas terminou mesmo no vocal, participou de duas bandas, você sabia disso? Uma foi a Breakfast Club e a outra foi a Emmy. 

O primeiro single da loura foi Everybody e o segundo foi Burning Up, e por ser inicio de carreira tiveram um sucesso um pouco morno. Madonna não ficou satisfeita com as faixas do seu primeiro disco e pediu ajuda para dar uma melhorada no som delas, a produção ficou muito boa e as batidas das músicas trouxeram muito do que havia de tecnológico na época para o mundo da música. Madonna acabou não se tornando somente um ícone musical, mas também um ícone de mulher, pois suas roupas, seu cabelo e seu jeito influenciaram as mulheres da época, Madonna virou moda! O estopim da fama vem com Like a Virgin, seu segundo álbum que é considerado o álbum que jogou definitivamente Madonna para o estrelato, porém a trouxe muita polêmica por suas faixas falarem abertamente de assuntos conservadores.

Madonna já lançou onze álbuns, tentou a carreira de atriz, vendeu milhões de discos e coletou vários singles bem sucedidos e recebeu incontáveis certificações. Ela ganhou os prêmios de Artista da Década, Ícone do Estilo, Melhor Álbum Dance/Eletrônico pelo Grammy, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Pop, e a lista é imensa. Entre seus principais singles temos Like a Virgin, Papa Don’t Preach, La Isla Bonita, Express Yourself, Vogue, Erotica, American Pie, Me Against the Music, Hung Up, 4 Minutes… Enfim, se eu for dizer somente os principais já não termino hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PokéGuia - Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire (ORAS)

POKÉMON OMEGA RUBY E ALPHA SAPPHIRE NINTENDO 3DS Voltando ao passado Quando a Nintendo lançou o Nintendo GBA, a Pokémon Company relançou seus primeiros jogos de GB, Red & Blue / Green, como Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen para o novo console. Algo semelhante aconteceu com a introdução do Nintendo DS, para o qual foram lançados Pokémon HeartGold e SoulSilver, como relançamento dos jogos Gold & Silver, de GBC. Com a criação do Nintendo 3DS, mais uma vez vemos uma volta ao passado. Os jogos da terceira geração, Ruby e Sapphire, são relançados como Ômega Ruby e Alpha Sapphire, agora com uma cara muito mais interessante com os gráficos 3D. Introdução Pra quem já conhecia Ruby e Sapphire, estes novos vem com um Q de nostalgia imensa, pois os jogos exploram muito bem imagens dos jogos antigos, como na abertura, que é praticamente a mesma, mas agora com os maravilhosos gráficos 3D. A gota de orvalho da folha caindo na poça, Brendan na bicicleta, Latias voando no

Especial X-Men: filmes e personagens

Esperando ansiosamente pelo lançamento do mais novo filme da série X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, decidi criar essa postagem para relembrar todos os filmes lançados e os personagens mutantes dessa história. X-Men (2000) Esse é o primeiro filme lançado da série X-Men.  Como primeiro contato com o cinema, o longa aborda a parte da história que é mais conhecida: os X-Men já bastante desenvolvidos na escola do professor Xavier e a tensão com a Irmandade dos Mutantes, liderada pelo antigo amigo do professor X, Magneto. O vilão chefe dos quadrinhos decide se voltar contra os humanos, que os considera como seres inferiores e ameaça à existência e pleno desenvolvimento dos homo sapiens sapiens. Os humanos, que sempre temiam e odiavam os mutantes, terão mais motivos para se revoltar e serão apoiados pelo governo americano: o senador Robert Kelly desenvolve uma campanha anti-mutante. O Professor Xavier e seus X-Men entrarão no meio dessa luta para se protegerem, def

Wrestling Time: O que ser pro-wrestling??

Hello, everyone! Aqui quem vos escreve sou eu, Karlor e esse é o Wrestling Time , coluna na qual o foco principal será o Pro-wrestling . Daí vocês perguntam: o que ser isso, criatura abençoada? E eu respondo: Pro-wrestling nada mais é do que um estilo de “luta” que mescla encenação (é isso mesmo! encenação! tipo teatro, novela, filmes...) com wrestling de verdade (wrestling é um estilo de arte marcial que usa técnicas de agarramento, arremesso, chaves, pinos e luta corpo a corpo em pé ou no solo; a luta greco-romana é um tipo de wrestling). É um esporte de puro entretenimento. Os “lutadores” ou performers fazem movimentos coreografados de modo realista a parecer uma luta real. Nas matches (lutas) o resultado é geralmente predefinido e nas maiores empresas do ramo, sempre há storylines envolvendo lutadores que podem estar num papel de vilão (heel) ou mocinho (babyface ou somente baby). Bom, esse é o básico do básico. E como esse post é dedicado a dar uma explicada no que seria o P