O pop vem desde a década de 30 com as influências do até hoje existente Blues e da Country Music, sendo a fusão destes o resultado de Rock and Roll. O que nós podemos perceber é que se trata de um gênero musical bastante diversificado, não possuiu uma fórmula ou uma marca que diretamente podemos identificar como tal. Geralmente atrai principalmente o público jovem, também lançando modas e utilizando os conhecidos espetáculos em palco.
Durante a Swing Era...
Servindo como inspiração para Dean e para nossa contemporânea Christina Aguilera, temos Peggy Lee, uma cantora de pop mais para o jazz, americana que lançou incontáveis LPs e ainda era considerada uma das melhores cantoras por Sinatra.
Na década de 50...
...o Pop ainda não possuía seu próprio espaço, quando por um lado havia o pop com jazz de Frank Sinatra havia pelo outro lado o pop do rock and roll, soul e blues, de Bill Haley and his Comets, Chuck Berry e nada mais nada menos que o nosso imortal Elvis Presley, mais conhecido Rei do Rock, e nem preciso falar muito que ele fez bastante sucesso, lançando modas e danças.
Temos como grandes sucessos da época: a americana Carole King, que ficou quinze semanas em 1º lugar com o disco Tapestry e vencedora de 4 prêmios Grammy; Neil Diamond, que até hoje está na ativa, muito famoso e tem os sucessos Sweet Caroline e Hello Again e Dion and the Belmont, banda que atingiu várias vezes o topo da famosa Billboard. A revista de música foi fundada em 1894 e pelas décadas foi crescendo, adicionando os mais bem lidos e vistos rankings de classificações de músicas, álbum e artistas de diferentes gêneros.
Despontando vem a mulher que seria chamada de Rainha do Rock e do Pop, Tina Turner, uma mulher no estilo diva com uma voz arrasadora e usando perfeitamente agudos e graves, fazendo shows totalmente eletrizantes e com muita presença de palco. Ela e seu marido, também cantor, lançaram a música Proud Mary que se tornou um sucesso tão grande e que os fez ganhar um Grammy. Também temos o grupo The Marvelettes formado por sete mulheres com o grande sucesso Please Mr. Postman.
Os Beatles dominavam as paradas, mas houve uma banda que conseguiu tirá-los do primeiro lugar umas vezes, o The Four Tops, uma banda que existe até hoje e que até 1997 possuía a mesma formação de 40 anos antes. Martin Gaye, cantor de Ain’t No Mountain High Enough, e Roy Orbinson com Oh!Pretty Woman deixaram sua marca também.
Vamos chegando à década de 70...
Não podia deixar de mencionar sobre Tito, Marlon, Jackie, Jermaine, Michael e Randy, The Jacksons, onde Michael começou a se destacar em 1984. Michael decidiu sair do grupo e seguir a carreira solo para hoje ser um dos maiores símbolos do pop mundial. Michael Jackson, além de cantor, era compositor e multiinstrumentalista, e logo depois de começar sua carreira solo se tornou o Rei do Pop, pois todas as suas músicas e seus álbuns estavam e estão entre os mais ouvidos. O seu álbum mais famoso é Thriller, no qual foi produzido o videoclipe clássico dos zumbis.
Agora surge a New Wave...
...o punk rock vem tomando espaço, novas bandas despontam no mundo da música e mais um ícone é escolhido para a música pop, dessa vez em forma de mulher de cabelos louros. Em 1983 lança-se o primeiro álbum da carreira de Madonna e depois desse ninguém mais conseguiu pará-la e assim sua fama foi crescendo gritantemente. Madonna foi guitarrista e baterista, mas terminou mesmo no vocal, participou de duas bandas, você sabia disso? Uma foi a Breakfast Club e a outra foi a Emmy.
Madonna já lançou onze álbuns, tentou a carreira de atriz, vendeu milhões de discos e coletou vários singles bem sucedidos e recebeu incontáveis certificações. Ela ganhou os prêmios de Artista da Década, Ícone do Estilo, Melhor Álbum Dance/Eletrônico pelo Grammy, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Pop, e a lista é imensa. Entre seus principais singles temos Like a Virgin, Papa Don’t Preach, La Isla Bonita, Express Yourself, Vogue, Erotica, American Pie, Me Against the Music, Hung Up, 4 Minutes… Enfim, se eu for dizer somente os principais já não termino hoje.
Comentários
Postar um comentário
Comentar é sempre bom!